sábado, 28 de fevereiro de 2015

Musculação para o Cérebro • PARTE II

Para turbinar nossa memória primeiro devemos saber como funciona, porque ela depende de várias estruturas localizadas em regiões diferentes do cérebro.

Ao tomar contato com um novo conhecimento o primeiro passo é máxima atenção com os 5 sentidos, captando detalhes e mandando ao cérebro; que logo descarta o que já sabe ou não lhe interessa.

A última etapa é o armazenamento. Será feito na área que esteja de acordo com a natureza da informação, porque se associa a outras já existentes.

Perceberam a importância deste primeiro passo, se recebem a informação ou fazem a tarefa automática ou descuidadamente, é normal não lembrar porque nem chegou a ser armazenada. Muito CUIDADO, não dá para falhar nesta etapa.




Hábito 01

Em cada situação junte o máximo de elementos: como ser...

a) cor da roupa da pessoa com a que esta falando 
b) tente reproduzir a primeira frase  
c) lembre do som do ambiente
d) o nome e phone
e) detalhes da decoração e cheiros (visuali-se em cores bem brilhantes)

Não esqueça que é uma musculação cerebral e tem que forçá-lo. Toda informação deve ser relacionada com outros números e nomes para lembrar sempre;  Exemplo: o nome de esse último interlocutor você compara com o nome de seu filho, seu sogro,etc.
  
Memorize 02 novos nomes por dia; pode ser de conhecidos como o caixa do banco ou a faxineira do supermercado, ou de famosos como o apresentador do telejornal, um artista, até um político pode figurar em sua lista.


Habito 02

Saia e faça algo diferente cada dia. Conheça pessoas e troque informações. Esteja sempre bem informado.


Habito 03

Use uma agenda para anotar gastos e compromissos, o que está faltando na geladeira ou na dispensa.

O simples fato de escrevê-los em forma organizada já é uma estratégia de memorização.


Habito 04

ALIMENTAÇÃO, todo mundo sabe o que deve comer e o que não. Só vou mencionar um exemplo de produto industrializado e de ultra-industrializado.

Pensemos em um PEIXE fresco como se recomenda comer.

Industrializado seria uma lata de sardinha ou atum ou qualquer outra especie.
Ultraindustrializado seriam salgadinhos com sabor a peixe. A recomendação é NUNCA comer ultraindustrializados, pouco industrializado e sempre produtos frescos.

Os cuidados na dieta estão orientados a evitar doenças como pressão alta, colesterol, diabetes, que podem levar a lesões cerebrais importantes.

Seguem abaixo mais atividades para que você imprima e vá exercitando:







Nenhum comentário:

Postar um comentário