sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Pós Operatório • Caldo de Pé de Galinha

Caldo e consistência.
Feliz dia amigos!!! Já se passaram 2 meses, desde o acidente que fraturou minha patela ou rótula do joelho direito. Gostaria de passar-lhes algumas informações do que me está ajudando muito na recuperação.

Além da fisioterapia é de fundamental importância tomar caldo de  Pé de Galinha, que dá uma gelatina de colágeno (ver foto), muito importante para recompor os tecidos de tudo que seja articulação. 

Podem usar para joelho, mão, ombro, em fim qualquer região ou ferida articular.

Não e fácil encontrar os pés no mercado porque se exporta quase que totalmente para o Japão e China, pelas suas propriedades curativas, não adianta procurar em supermercados ou açougues, tem que ser direto nas granjas ou frigoríficos.

pé de galinha congelado
O pacote congelado com 20 pés aproximadamente pagará 4 reais, o mesmo preço que pagaria pelo kg. de frango no atacado.

Receita do caldo para que fique consistente como gelatina de sobremesa, é de 01 pé/litro de água.

Eu costumo agregar verduras para que fique mais gostoso, alho-poró, pimentão, salsão, etc. Se gosta de picante um pedacinho de dedo de moça, e deixa ferver por uma hora.

Podem aproveitar o tempo de fervor para cozinhar batatas, abobora, ou seja qualquer coisa que servira de refeição além do caldo.

Para acelerar a recuperação pode tomar duas vezes por dia como mínimo, no café da manhã e à noite na janta.

Depois do pós operatório a perna perde toda sua força, não consegue levantá-la nem dobra-la, por tanto passa um bom tempo sentando com a perna esticada e sem dormir direito pelas fricções do cobertor na ferida.

Os primeiros dias só fará movimentos mínimos sem muito resultado só para acordar o músculo, em meu caso o quadríceps, com choques elétricos e depois de fechar bem a ferida massagem com hidro (uma jacuzzi pequena) onde só entra a perna e recebe jatos direcionados.

Depois de 30 dias comecei com Pilates onde teve progressos muito significativos, ali fica a dúvida se foi pelos exercícios ou pelo tempo necessário para se recompor o joelho.

Eu dou o crédito a Joseph Pilates que criou seu método depois da guerra para reabilitar soldados feridos.

CONCLUSÃO a fisioterapia é mais cara e o progresso é minimo, se você tem plano de saúde terá um profissional para 6 ou 8 pessoas ao mesmo tempo. Pelo SUS pior ainda.

Entanto que o Pilates da p/fazer individual em qualquer academia e os progressos são visíveis no dia a dia, além de muito mais barato (menos da metade).

Atualmente estou fechando a perna com um angulo de 80 graus, e se sente como se tivesse uma dobradiça enferrujada no joelho, depois de estar um tempo sentado ao ficar em pé tem que aguardar que se amoleça e se acomode, vai começar mancando e aos poucos já anda quase normal. Calculo que em pouco tempo já estou pronto para a próxima Volta ao Mundo. Cada ano que passa se torna mais perigosa, o mundo está muito louco, mais mesmo assim vale a pena conhecê-lo.

A ideia é MORRER DE PÉ como as árvores, que lindo seria...

Até a próxima.

Forte abraço.


Se cuidem.

Americo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário